A cultura gaúcha no Piquete Gaudérios do Sintae

 

 

Pgm3

Neste último dia 17, quinta-feira, os alunos do 8º e 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Coronel Aparício Borges mergulharam a fundo na cultura regional.
A professora Jaionara apresentou um material multimídia com a temática: “O gaúcho e o cavalo: sem fronteiras para a aventura e a amizade”.

Aula_prof

No Rio Grande do Sul, entre os símbolos que representam o telurismo, destaca-se o cavalo, que é mais que extensão do corpo do gaúcho, pois permitiu-lhe por décadas percorrer distâncias, descobrir novos lugares e transportar cargas e armas.
Além disso é o ingrediente, que maiores belezas e alegrias produzem dentro dos trabalhos de uma estância. É belo, ágil, inteligente, dócil, veloz, vaidoso, forte, enfim proporciona momentos de verdadeiro encantamento, principalmente quando em seu lombo pratica-se o tiro de “laço” e o “aparte” que hoje os “Crioulistas” apelidaram de “Paleteada”, destaca Jaionara.

Aula_alun1 Aula_alun

Ainda durante os festejos da Semana Farroupilha, o Piquete do Sintae/RS foi palco para a gravação do programa Nativista Vida do Sul. O programa, que é exibido pela TV Aparecida, promove a diversidade cultural que encanta o país e é orgulho para os sulistas.
Apresentado pelo músico Antonio Gringo, é composto por bate-papo e apresentações de danças, música, culinária e costumes que mostram a variedade e a riqueza dos três estados do sul do Brasil.

Pgm2 Pgm1

Comentários fechados.