Colégio João XXIII realizará Seminário “Educação em Tempos de Reparação” para debater diversidade, antirracismo e ética na Educação
Pela primeira vez em uma escola do Rio Grande do Sul, a professora doutora Bárbara Carine, autora do livro “Como ser um educador antirracista”, é uma das convidadas do evento, ao lado de Carlos Skliar e Luciene Tognetta.
Em 2024, o Colégio João XXIII completou 60 anos, reafirmando a sua história e seus princípios ao retomar Núcleo de Formação da Escola. O Seminário Educação em Tempos de Reparação, que acontecerá em encontros on-line (10 e 28) e presenciais (18 e 19), no mês de outubro, objetiva a construção de um evento de formação profissional, acadêmica e científica. Bárbara Carine (Bahia) virá pela primeira vez a uma escola do Rio Grande do Sul para falar sobre Política Institucional, Currículo para a Educação Étnico-Racial e Educação pela Diversidade – Gênero e Sexualidade. Carlos Skliar (Argentina) terá como foco a Educação pela Experiência – A Docência e a Aprendizagem de Crianças e Jovens e a Educação Inclusiva – Pelo Direito à Aprendizagem de Todas as Crianças e Jovens. Luciene Tognetta (São Paulo) terá como foco a Ética nas Relações – Aprender a Conviver em Comunidade.
O Seminário pretende contribuir para a análise e o debate das tão polêmicas questões implicadas na relação entre Educação e contemporaneidade, com o intuito de problematizar, discutir e produzir novas e possíveis configurações para o contexto educacional sobre eixos temáticos que dialogam com a reflexão sobre como podemos (re)construir a escola. Todos os convidados possuem trajetórias marcadas por uma atuação nos tempos atuais de discussão e posicionamento a partir de temas sensíveis na Educação: inclusão – como a perspectiva da diferença, da alteridade e da diversidade; o antirracismo; e a ética e convivência (não violência) nas escolas.
Revista Lugarejo
O Seminário também será marcado pelo lançamento da Revista Lugarejo, outra ação de retomada do Núcleo de Formação, criando um periódico que assume a pesquisa cotidiana como um compromisso com a experiência formativa na e para a Educação Básica. A revista tem como propósito fomentar e instaurar um espaço permanente de formação e a reflexão de comunidades educativas – de forma especial, para docentes e profissionais da Educação.
“Assim, neste ano comemorativo, assumimos a centralidade que um projeto de formação continuada tem no desenvolvimento profissional docente e na projeção de ações em prol do percurso de aprendizagem dos profissionais da Educação”, afirma a Coordenadora do Seminário Ianne Vieira. As ações em andamento afirmam a concepção da formação como a construção compartilhada de uma Escola que reflete, propõe e constrói tempos e espaços para a tomada de consciência do fazer de seus(suas) educadores(as) e da comunidade na qual está inserida.
Saiba mais em: https://joaoxxiii.com/seminario-educacao-em-tempos-de-reparacao.